quinta-feira, 16 de junho de 2016

INTRODUÇÃO
Os guaranis já foram um dos povos indígenas americanos mais influentes na parte sul da América do Sul. Eles foram assentados nas florestas tropicais do Paraguai e sul do Brasil.

Quando os espanhóis chegaram pela primeira vez, muitos guaranis ajudaram em suas guerras contra outros grupos indígenas americanos. Muitos homens espanhóis casaram com mulheres guaranis durante este período. Este foi o início de um longo processo de casamentos mistos, que produziu os paraguaios de hoje.

Outros grupos Guaranis voltaram-se contra os espanhóis e lutou para proteger sua liberdade e seu modo de vida. Este processo continuou até o século XIX. Muitos grupos guaranis caíram sob o controle do espanhol e seu sistema de encomenda cruel. Este sistema foi semelhante ao antigo sistema europeu de servidão. Ele também se assemelhava ao sistema britânico de servos contratados. No sistema encomenda, os guaranis foram, basicamente, escravizados e eram forçados a trabalhar para os proprietários espanhóis. Era um sistema cruel, explorador.

Ainda outros guaranis juntou-se com missionários jesuítas (uma ordem de padres católicos). Os jesuítas tinham se tornado uma força muito poderosa na América Latina. Na verdade, muitas vezes eles eram vistos como inimigos do espanhol, embora eles foram principalmente espanhol. Espanha temia-los porque a sua lealdade era para com a Igreja Católica, e não para a Espanha.

Os guaranis que se aliaram com os jesuítas foram convertidos ao cristianismo e se mudou para missões. Por um tempo, essas missões tornaram-se poderosas instituições na América do Sul colonial. Temendo o seu poder crescente, o espanhol ordenou os jesuítas da América do Sul em 1767. O guaranis que viviam nas missões foram empurrados para fora, e muitos voltaram ao seu antigo modo de vida nas florestas. Aqueles que permaneceram tiveram que lutar ataques sobre as missões por colonos, que roubaram terras dos Guaranis e destruídos tanto gado e plantações.

Os guaranis também participou, como cidadãos paraguaios, na guerra contra o Brasil, Uruguai e Argentina (1864-1870) e na Guerra devastadora do Chaco (1932-1935) contra a Bolívia, em que muitos homens paraguaios perderam suas vidas.



Leia mais: http://www.everyculture.com/wc/Norway-to-Russia/Guaran-s.html#ixzz4Bm1JQCMc

Nenhum comentário:

Postar um comentário